29 de mar. de 2010

Bolo integral

Bom dia queridas amigas!


Vim dividir com vocês um bolo integral com castanhas que eu inventei, um dia estava em casa louca por um bolo, mas não queria bolo de farinha branca, raramente como farinha refinada, então resolvi experimentar e... amei, quem come adora, melhor que os que já comprei no Bourbom, fica uma delicia e você não se sente culpada que é o melhor!
Então vamos a receita.




BOLO INTEGRAL


Ingredientes:


2. xícaras de chá de castanha do pará moida no liquidificador
2 ovos
2 xícaras de chá de açúcar mascavo
3/4 de xícara de chá de óleo de preferência canola ou girassol
1 1/2 xícara de chá de aveia média
1/2 xícara de farelo de aveia
1 xícara de chá de farinha de soja tostada
1 xícara de chá de linhaça moida
2 xícaras de chá de farinha de trigo integral
2 colheres de sopa de fermento em pó (usei o dona benta)
Leite até dar o ponto (usei leite de soja sem sabor, natural e sem açúcar)


Modo de Preparo - misture o açúcar com os ovos e o azeite e bata bem, vá colocando as castanhas e misture, depois vai colocando o restante dos ingredientes e dando o ponto com o leite...deve ficar uma massa não muito mole, ponte de bolo duro, enquanto isso o forno já deve estar quente, coloque para assar em forma untada (no meu caso coloquei papel manteiga untado na forma) colque a uns 180ºc , depende do forno, no meu ficou mais ou menos 1:30 hs, gosto que ele asse bem devagar, por ser uma massa pesada. Espere esfriar um pouco e retire, por ele ser feito somente com ingrediente integral, na hora de cortar ele pode esfarelar.


Bjs e espero que gostem!!!

25 de mar. de 2010

O Frio esta chegando aqui no sul


O friozinho esta chegando e junto com ele a gripe e o resfriado, então vamos reforçar nosso sistema imunológico, vou repassar algumas dicas que recebi de uma amiga que é enfermeira.
Bjs!!!

Receita para reforço imunológico:

O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunólogicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores. Bem vamos ao que interessa, ou seja quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).

Antes de mais nada, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não tome gelado,sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.

Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite,pois produz muito muco e dificulta a cura.

Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.

Coloque bastante cebola na sua alimentação.

Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.

Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno cenoura, damasco seco,beterraba,batata doce cozida,espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).

Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).

Coloque na sua alimentação salmão,bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.

O cogumelo Shiitake também é um excelente anti-viral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.

Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.

Evite óleo de milho,de girassol ou de soja que são óleos vegetais poli-insaturados. Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.

Com esses cuidados acima e essa alimentação............os vírus com certeza nem chegarão perto de você. Se achar útil, por favor, repasse aos seus amigos...........

Ø Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes - Laboratório Morfofuncional
Faculdade de Medicina – UNAERP Fone: 36036744 ou 36036795



23 de mar. de 2010

Quebrando o silêncio

Não fique calada(o) denuncie a violência domestica!
Faça algo para acabar com o sofrimento de alguém...que precisa de vc!
Talvez vc seja a unica esperança de uma criança, uma mulher ou um idoso.
DENUNCIE!!

9 de mar. de 2010

Tabela de vitaminas


Estou passando esta tabela de vitaminas... acredito ser útil, pois nessa vida corrida em que vivemos, acabamos comendo qualquer coisa, desde que nos sacie a fome, as vezes nem pensamos nos malefícios que alguns alimentos podem nos trazer, comidas em fast-food, lanches rápidos, frituras e esquecemos das vitaminas que o nosso corpo precisa, devemos pensar sempre na qualidade do que colocamos no nosso prato e que um dia nosso organismo vai cobrar um preço alto pelo que ingerimos.
Link para a Tabela de Vitaminas


Que o seu dia seja repleto de muito espinafre, tomate e muito cereal integral...

BJS!!!

8 de mar. de 2010

Feliz Dia Internacional da Mulher

A VOCÊ MULHER

Bem aventurada a mulher que cuida do próprio perfil interior e exterior, porque a harmonia da pessoa faz mais bela a convivência humana.
Bem aventurada a mulher que, ao lado do homem, exercita a própria insubstituível responsabilidade na família, na sociedade, na história e no universo inteiro.
Bem aventurada a mulher chamada a transmitir e a guardar a vida de maneira humilde e grande.
Bem aventurada quando nela e ao redor dela acolhe faz crescer e protege a vida.
Bem aventurada a mulher que põe a inteligência, a sensibilidade e a cultura a serviço dela, onde ela venha a ser diminuída ou deturpada.
Bem aventurada a mulher que se empenha em promover um mundo mais justo e mais humano.
Bem aventurada a mulher que, em seu caminho, encontra Cristo: escuta-O, acolhe-O, segue-O, como tantas mulheres do evangelho, e se deixa iluminar por Ele na opção de vida.
Bem aventurada a mulher que, dia após dia, com pequenos gestos, com palavras e atenções que nascem do coração, traça sendas de esperança para a humanidade.
Autor G. Quablini

5 de mar. de 2010

Pão








Pão de Farinha Integral
Melhor que o Branco

O pão de farinha branca não pode comunicar ao organismo a nutrição que se encontra no pão integral. O uso comum do pão de farinha beneficiada, não pode manter o organismo em condições saudáveis.

Uso de Leite em Pão Fermentado
No fazer pão crescido, ou levedado, não se devia empregar leite em lugar de água. O pão que leva leite não se conserva bem tanto tempo depois de assado, como o que é feito com água, e fermenta mais facilmente no estômago.

Podem Variar-se os Cereais no Pão

Farinha de trigo sozinha, não é o melhor para um regime contínuo. Uma mistura de trigo, aveia e centeio seria mais nutritivo que o trigo destituído de suas propriedades nutritivas. (pão branco)

Pães Doces
Quanto menos comidas doces comermos, melhor; elas causam perturbações no estômago, e produzem impaciência e irritabilidade nos que se habituam a usá-las.

AQUI VAI UMA RCEITINHA BEM FÁCIL DE PÃO INTEGRAL

Ingredientes:

1 colher (de chá) de fermento para massa de pão
½ litro de água morna
1 kg de farinha de trigo integral
2 colheres (de sopa) de açúcar mascavo (opcional)
1 ou 2 colheres (de sopa) de óleo
1 colher (de sobremesa) de sal
1 colher (de chá) de lecitina de soja, linhaça ou orégano (opcionais)
erva-doce, uva-passa, castanha-do-pará, gergelim (opcionais)

Etapas de preparo:

Primeiro:

Coloque num recipiente o fermento para massa de pão, a água morna, 300g de farinha de trigo integral e o açúcar mascavo. Misture tudo e cubra com um pano grosso. Deixe descansar por, pelo menos, 10 minutos.

Segundo:

Acrescente o óleo e o sal. Depois, pode-se acrescentar lecitina de soja, linhaça, orégano ou gergelim. Enquanto mistura, vá colocando aos poucos mais 700g de farinha de trigo integral. Coloque a massa sobre uma mesa e amasse até que ela fique lisa e macia e não grude nas mãos. Enrole os pães e coloque-os nas formas previamente untadas.
Deixe crescer por uma hora ou mais. Asse em forno quente durante 50 minutos.

Ficará pronta e não vai sobrar nenhum pedaço!


4 de mar. de 2010


Brigadeiro é uma coisa maravilhosa, não é mesmo? E torta também, por isso aqui vai uma receita da Juliana Motter que uma amiga me comentou:

Ingredientes: 4 latas de leite condensado , 4 colheres de sopa de manteiga, 8 colheres de sopa de chocolate em pó e 200 gramas de cookies de chocolate ou baunilha.

Modo de fazer: Em uma panela prepare o brigadeiro clássico , com o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga mexendo sempre até soltar da panela (em fogo baixo). Depois que apagar o fogo junte os cookies picados e mexa. Enquanto a massa estiver quente ponha em uma forma de aro remomovível com 20 cm de diâmetro e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quanto estiver frio desenforme e sirva. Na receita ainda tem a dica para não desmontar: "mergulhe a espátula ou faca na água fervendo e seque bem antes de cortar" By Duda

3 de mar. de 2010

Assunto do Blog



Aqui vou falar sobre diversos assuntos... espiritualidade, saúde, culinária, educação dos filhos, trabalho, assuntos do cotidiano e muito mais.
Vamos ter participações especiais da Eduarda, minha filha, que vai colocar matérias sobre culinária, moda e beleza.
Espero ter muitas visitas!
Bjs!!!


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails