16 de nov de 2010

Grão de Bico e Alecrim

 Fonte da imagem - http://isisgrazzi.arteblog.com.br/131566/Alegria-Alegria-Lalai-e-eu/

 Olá queridas amigas!

Estou aqui para passar minhas experiências, estive um pouco estressada e depressiva há umas duas semanas atrás, como procuro levar uma vida mais natural, procurei ajuda nas plantas e na alimentação, estou me sentindo bem melhor, mais otimista e animada e quero repassar para vocês, se procurar vão encontrar muitas outras referências sobre o assunto.


Meu almoço hoje foi um belo prato de grão de bico acebolado, trouxe para o trabalho... Deixei de molho de um dia para o outro e cozinhei em água sem sal, escorri e depois fritei alho e cebola e refoguei, guardo na geladeira tapado e trago em pote de vidro, belo almoço, me sinto saciada... já que estou de dieta!

O alecrim já plantei e vou seguir tomando o chá ... Tenho na minha horta e no final de semana tiro fotos e posto aqui.


Grão-de-bico espanta a depressão


A leguminosa está lotada de triptofano, um aminoácido essencial para a produção da serotonina a substância que traz sensações agradáveis. E esse é só um dos seus atributos

Vamos direto ao ponto: o grão-de-bico não ocupa lugar de destaque no ranking das leguminosas mais populares. Questão de gosto ou questão de preço? É difícil dizer, mas a verdade é que essa espécie custa pelo menos cinco vezes mais do que outro membro da família, o feijão, que também já não é tão assíduo na mesa do brasileiro. A relação custo benefício, porém, vale o investimento. Quem vive meio tristonho sem motivo aparente na certa mudaria de humor se botasse esse alimento no prato com freqüência.

Por aqui nossos cientistas também dão seu aval ao grão-de-bico, boa fonte de ferro, carboidratos e proteínas. Leonardo Boiteux, estudioso do centro nacional de pesquisa de hortaliças da Embrapa, empresa brasileira dedicada ao estudo e ao desenvolvimento agropecuário, atribui o alto teor protéico a uma combinação de aminoácidos. Entre eles a estrela é o triptofano, que aparece em grandes quantidades.

Essa substância é usada pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

"Boas doses desse composto resultam ainda em diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhora no padrão de desenvolvimento das crianças", diz o pesquisador. A nutricionista Andréa Penatti Ferreira, que recentemente estudou as alterações químicas do grão-de-bico durante o cozimento para sua dissertação de mestrado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP, em Piracicaba, acrescenta que a disponibilidade de ferro é outro diferencial da leguminosa.


Fonte http://saude.abril.com.br/edicoes/0285/nutricao/conteudo_232202.shtml




PARTES USADAS: Folhas
ORIGEM do Produto: Importado da França
DESCRIÇÃO: O Alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos, devido ao aroma da planta que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas. As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são auxilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de Alecrim, podendo ter porte maior ou menor e cores diferentes nas folhas e flores.


INDICAÇÃO: O chá de alecrim é indicado para dores reumáticas, depressão, gases intestinais, debilidade cardíaca, inapetência, cicatrização de feridas, dor de cabeça de origem digestiva; problemas no fígado, no intestino, nos rins, nos pulmões e na vesícula, além de respiratórios; cansaço físico e mental, celulite, colesterol, azia e insônia.

COMO FAZER: Coloque 2 colheres de sopa de erva para 1 litro de água. Ferva a água, junte a erva e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos.
COMO BEBER: Tomar 1 xícara de chá a cada 6 horas, pode ser ingerido quente ou frio

Fonte https: / / www.chaecia.com.br/loja/produto-111058-1097
alecrimrosmarinus__rosmarinus_officinalis__l_100_grm / / / / /

3 comentários:

Cida Kuntze disse...

Oi Gil!
Estava mesmo sentindo saudades das suas postagens.
Fiquei feliz em saber que estás melhor e que o grão de bico faz tanto bem. Confesso que não sabia o quanto. Eu gosto demais de grão de bico, vou passar a comer com mais frequência ainda.
Eu gosto de misturar ele com tomate, às vezes com umas lasquinhas de peito de chestes e azeitonas, fazer salada.
Mas enfim, grão de bico é tudo de bom!
Beijinhos e tudo de bom.

Celina disse...

Oi, Gil.
Também estava sentindo você muito sumida.
Quanto à sua nova dieta, gosto muito também de grão de bico.
E o alecrim poderá me ajudar, que sinto algumas dores nas costas.
Beijo.
Semana abençoada.
Celina

Cida Kuntze disse...

Oi querida!
Passando pra desejar um feliz sábado e deixar um grande beijo pra você.
Fique bem, o Senhor é contigo sempre!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails